Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-14 às 18h45

Divisão da Polícia de Segurança Pública de Odivelas vai ter novas instalações

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na assinatura do contrato de novas instalações da Divisão da Polícia de Segurança Pública de Odivelas e requalificação da Esquadra da Pontinha, 14 maio 2023
As novas instalações da Divisão da Polícia de Segurança Pública de Odivelas vão ter um investimento de 10,247 milhões de euros, 40% do qual assumido pela Câmara Municipal. O contrato interadministrativo foi assinado entre Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e o Município de Odivelas. O contrato prevê também a requalificação da Esquadra da PSP da Pontinha.
 
O novo edifício da Divisão vai permitir reorganizar o dispositivo policial no Município, com ganhos de operacionalidade e na gestão de recursos ao permitir concentrar os serviços da Divisão da PSP, os efetivos da 71.ª e 73.ª esquadras e das estruturas especializadas de Trânsito, Investigação Criminal, Intervenção e Fiscalização Policial (agora na Divisão da PSP em Loures).
 
No caso das obras de requalificação da Esquadra na Pontinha, as mesmas implicam um investimento de total 559 680 euros, também repartidos entre a SGMAI e a Câmara Municipal de Odivelas.
 
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou que «a assinatura destes contratos teve muito que ver com a capacidade do presidente da Câmara Municipal para nos sensibilizar para este objetivo que era acalentado já desde 2009»:
 
«Foi esta disponibilidade da Câmara Municipal que permitiu que pudéssemos avançar com esta rapidez, com esta celeridade, na atual legislatura. Esta decisão da autarquia de assumir 40 por cento do investimento foi muito relevante e eu queria deixar uma palavra de agradecimento» disse. 
 
José Luís Carneiro referiu ainda que «esta solução poderá ser replicada noutras partes do País» porque «para aquilo que é a hierarquia de prioridades definidas pelas forças de segurança nós temos efetivamente de garantir o financiamento» e, «se corresponder a prioridades municipais», então «dispomos desta fórmula por via da comparticipação, numa percentagem que se definirá em sede negocial com os municípios». 
 
«Daqui extraímos um modelo de trabalho que vai ser útil para todo o País», acrescentou.
 
O Ministro relembrou que «existe um plano de investimentos até 2026 de 607 milhões de euros, já autorizados pelo Conselho de Ministros» e que «o mesmo poderá ser incrementado por via da comparticipação dos municípios em alguns investimentos».