Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-05-29 às 18h32

Dia Nacional do Bombeiro é dia de homenagem e de reflexão sobre o futuro

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro, Lamego, 29 maio 2022
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, agradeceu a coragem dos bombeiros portugueses e garantiu que o Governo tudo continuará a fazer para melhorar as suas condições.
 
Na cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro, que este ano se assinalou em Lamego, e em que esteve também presente o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o Ministro sublinhou que «na vida de cada bombeiro e de cada bombeira, de cada associação humanitária, de cada corpo de bombeiros, está uma parte da história de Portugal». E lembrou que essa história é a de um «povo corajoso mas, acima de tudo, um povo solidário com o próximo». E os bombeiros «são um exemplo completo desse espírito solidário que tanto caracteriza os portugueses nos momentos e nas horas mais difíceis». 
 
Para o José Luís Carneiro, os últimos dois anos são um «exemplo paradigmático» da capacidade dos bombeiros de se adaptarem a novos desafios. «Foram – e continuam a ser, porque ainda não vencemos a pandemia – anos com duas frentes de combate muito exigentes: as clássicas missões de emergência e a resposta à Covid-19. Com a abnegação que faz parte do vosso ADN, compatibilizaram essas duas frentes de combate, não descurando nenhuma delas».
 
José Luís Carneiro afirmou que o Relatório Anual de Segurança Interna relativo a 2021 revela que os bombeiros responderam a mais de 1 milhão de ocorrências em saúde, mais quase 34 mil que no ano anterior. 
 
«As missões de assistência à doença correspondem a 83% do total das missões efetuadas pelos bombeiros – que se cifram em mais de 1 milhão e 200 mil», revelou.
 
Nesse sentido, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que o Governo decidiu atualizar os valores dos subsídios atribuídos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), através de um despacho conjunto da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde,  Lacerda Sales, a ser assinado nos próximos dias e que representa um esforço adicional que se estima entre 3,5 a 4 milhões de euros.
 
Para o Ministro da Administração Interna, o Dia Nacional do Bombeiro é não só um dia de homenagem mas também de «reflexão sobre o futuro, porque os desafios são cada vez maiores e mais complexos, fruto, designadamente, das alterações climáticas e das características da nossa paisagem, que se alteraram com a alteração da estrutura económica do País».