Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-03-12 às 13h42

"Descida da Cruz", de Domingos Sequeira, regressa a Portugal e vai ficar em exibição pública 

Obra de Domingos Sequeira ficará em exposição num museu nacional
A obra "Descida da Cruz", de Domingos Sequeira, vai regressar a Portugal e ficar em exposição pública num museu. 

A obra foi adquirida por uma entidade privada nacional. De acordo com um comunicado emitido pela Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a compra ocorreu a 10 de março, no âmbito da feira de arte e antiguidades TEFAF de Maastricht, e em "estreita articulação" com a própria MMP, entidade com a qual o novo proprietário firmou um compromisso para a "fruição pública" da obra. 

No mesmo comunicado a Museus e Monumentos de Portugal avança que, na sequência de uma deliberação da Comissão para a Aquisição de Bens Culturais para os Museus e Palácios Nacionais, apresentou à galeria Colnaghi uma proposta de aquisição no valor de 850 mil euros, o mais elevado de sempre para a aquisição de uma obra de Domingos Sequeira. A oferta não foi aceite sendo, em seguida, concretizada por uma entidade privada, em concertação com a MMP e "visando, desde a primeira hora, o regresso da obra ao país".

De acordo com a Museus e Monumentos de Portugal, os contornos do acordo e a identidade da entidade privada serão revelados em momento próximo.

Tags: cultura, pintura
Áreas:
Cultura