Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-02-26 às 23h44

«Defender o primado do direito internacional na Ucrânia é garantir a nossa própria segurança»

Primeiro-ministro, António Costa
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «defender a preservação e o primado do direito internacional na Ucrânia é garantir a nossa própria segurança no futuro», numa declaração no final de uma reunião de alto nível para apoio à Ucrânia convocada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, e realizada em Paris, dois dias depois do segundo aniversário da agressão russa à Ucrânia.

António Costa disse que «nós portugueses temos um bom motivo para compreender a importância de defender, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o primado do direito internacional. Todos nos recordamos que, durante muitos anos, Timor-Leste foi um território ocupado ilegalmente pela Indonésia e houve momentos em que Portugal esteve sozinho na cena internacional a bater-se pela defesa do direito à autodeterminação do povo de Timor-Leste».

Mesmo «quando muitos já acreditavam que não era possível, a verdade é que o direito internacional prevaleceu e essa é de melhor demonstração de que o direito internacional é a grande arma dos pequenos países e dos povos que querem ser livres e viver em paz», acrescentou. 

O Primeiro-Ministro referiu que «temos de nos preparar para os diferentes riscos, mas com uma determinação grande e com a consciência de que a forma como hoje soubemos demonstrar a capacidade de apoiar o esforço extraordinário do povo ucraniano na sua própria defesa, na defesa do direito internacional, é a melhor defesa que nós dizemos para o nosso próprio no futuro».

António Costa disse também que desta reunião de 27 Chefes de Estado ou de Governo, ou de seus representantes ao nível de Ministro saiu consenso para «reforçar o apoio, seja financeiro, seja apoio a equipamento para sustentar o esforço de guerra da Ucrânia».
Tags: Ucrânia