Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-23 às 16h47

«Cultura que somos» na Madeira nos próximos dias 24 e 25

Arte Contemporânea (foto: DGPC/ADF )
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, realiza nos próximos dias 24 e 25 de março, sexta-feira e sábado, mais um Percurso dedicado à «Cultura que somos», com o objetivo de conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa.
 
Este Percurso incide sobre projetos apoiados pelo Ministério da Cultura que, num contexto de insularidade, contribuem para a dinamização do tecido cultural e artístico, projetando artistas e afirmando a identidade de um território em diversos palcos. 
 
Durante dois dias, Pedro Adão e Silva irá ao encontro de várias entidades que integram a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) ou que são apoiadas no âmbito do Programa de Apoios Sustentados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), entre elas a «Associação de Bandolins da Madeira», galeria «Porta 33», «Agência de Promoção da Cultura Atlântica», «MUDAS», «Museu Henrique e Francisco Franco» e o projeto de inclusão «Dançando com a Diferença».
 
No dia 24, pelas 17h30, o ministro da Cultura inaugura a 49ª edição da Feira do Livro do Funchal, que decorre até 2 de abril próximo.
 
Para o Ministro, «democratizar o acesso à cultura significa levar a cultura a todos os portugueses, em todo o território, em qualquer geografia, pelo que é fundamental apoiar nas mesmas condições do Continente as estruturas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores». E conclui: «A obrigação do Ministro da Cultura é contactar e conhecer a produção artística e cultural que se faz no conjunto do país, em toda a sua diversidade».
 
Sobre os percursos «Cultura que Somos»
 
A iniciativa «Cultura que somos» começou a 20 de setembro de 2022 no distrito de Lisboa, dedicada à Cultura Urbana. Em outubro, o mesmo tema levou o ministro da Cultura a quatro concelhos do norte do país: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães. A Inclusão, que é o segundo tema em foco nestes Percursos, teve uma primeira edição a 22 de novembro em Lisboa, Leiria e Coimbra, e uma segunda edição a 18 e 19 de janeiro nos concelhos de Porto e Esposende. 
 
Pensados numa lógica de cobertura territorial, os Percursos do Ministério da Cultura organizam-se com base temática, podendo decorrer em dias consecutivos ou alternados. O objetivo é fomentar a proximidade e o diálogo, no terreno, com pessoas e entidades ativas no contexto da cultura e das artes.
 
A diversidade é um conceito orientador do programa, que contempla agentes culturais, estruturas e criadores de diversas expressões, vocacionados para diferentes públicos. Esta abrangência, que constitui a riqueza da «Cultura que somos», permite percecionar tendências e movimentos que estão a fazer o seu caminho, às vezes de forma discreta, mas com relevante impacto na região ou na área em que atuam. 
 
Ao reconhecer a energia transformadora de agentes e artistas, estes percursos são também uma forma de valorizar e incentivar a participação cidadã na dinâmica cultural do país.
 
Os próximos Percursos incidirão sobre os seguintes temas (não necessariamente pela ordem indicada):
 
- Desenvolvimento Local
 
- Comunicação Social Regional e Local
 
- Arte contemporânea em rede
 
- Indústrias Criativas
 
- Cineclubes
 
O guião de cada percurso temático é divulgado mensalmente, com referência aos horários e locais a visitar. 
 
Programa de 24 e 25 de março em anexo

Tags: cultura
Áreas:
Cultura