Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-07-10 às 15h52

«Contributo que damos para a segurança dos outros é garantia da nossa»

Primeiro-Ministro António Costa à chegada à base aérea Šiauliai, Lituânia, 10 julho 2023
O Primeiro-Ministro António Costa destacou o excelente exemplo e o contributo dos militares da Força Aérea portuguesa em missão na Lituânia para a segurança de todos os Estados-membros da Aliança Atlântica.

«Cada contributo que damos para a segurança dos outros é uma garantia do contributo que outros darão para a nossa», disse António Costa, no seu discurso ao contingente aquartelado na Base Aérea de Šiauliai, Lituânia, onde estão também os respetivos aviões de combate F-16 e de alerta P-3.

A participação portuguesa na missão de policiamento aéreo do mar Báltico «é uma boa demonstração da importância» que Portugal atribui à participação na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), disse, acrescentando que o País tem de «ser muito ativo nas funções que desempenha» no quadro da Aliança Atlântica.

António Costa disse que estes militares são um «excelente exemplo para as portuguesas e para os portugueses do papel das Forças Armadas ao serviço do País».

O Primeiro-Ministro está na Lituânia, acompanhado pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, para participar na Cimeira da NATO a 11 e 12 de julho.