Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-06-07 às 11h31

Consulado Virtual vem ajudar portugueses no estrangeiro (VÍDEO)

A partir de agora, os cidadãos residentes no estrangeiro vão poder aceder aos serviços do consulado sem sair de casa, pelo telemóvel, ou computador

A plataforma online, com nove serviços essenciais, já está disponível no Portal das Comunidades 


O Consulado Virtual é uma medida SIMPLEX, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que aproxima os serviços da Administração Pública das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro e dá continuidade a uma transformação digital e desmaterialização do sistema consular. 

A plataforma está disponível a partir de hoje, três anos antes da data prevista. Nesta primeira fase de implementação, permite aceder a nove serviços essenciais:

  • Registo Consular: inscrição consular; atualização da ficha de inscrição consular; transferência de posto; certificado de registo consular; 
  • Registo Civil: registo de nascimento de menores com idade superior a 1 ano e pelo menos 1 progenitor nacional; registo de nascimento de menores de 1 ano e pedido do primeiro Cartão de Cidadão; registo de óbito;
  • Identificação Civil: renovação do Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos;
  • Agendamento online de atendimento num posto consular. 

A autenticação na plataforma do Consulado Virtual é feita com a Chave Móvel Digital ou com o Cartão de Cidadão e um leitor de cartões, garantindo a segurança dos utilizadores.

O Consulado Virtual é  um esforço conjunto da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e da Agência para a Modernização Administrativa. 

O lançamento deste novo canal da rede consular portuguesa é uma forma de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.