Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-14 às 15h16

Conselho de Ministros aprova diplomas sobre adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

O Conselho de Ministros aprovou duas resoluções relativas aos protocolos sobre a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, relembrou que «o procedimento de adesão de novos Estados encontra-se previsto no artigo 10º da NATO e o pedido de adesão a esta organização é uma iniciativa livre e soberana de qualquer País». 

«Desde o primeiro momento Portugal, enquanto membro fundador da Aliança Atlântica, considera que outros países podem entrar na NATO, se tiverem capacidade para promoverem os seus objetivos, comprometendo-se com a defesa coletiva para a manutenção da paz e da estabilidade no espaço euro-atlântico», declarou a Ministra.

Helena Carreiras disse também que a posição de Portugal sobre a entrada destes dois países na NATO é a de que os mesmos «cumprem os critérios»:

«São países que vão reforçar a capacidade da NATO e promover a segurança e a estabilidade. Têm sido parceiros da Aliança Atlântica já desde o início dos anos 90», relembrou.

Relativamente às resoluções, agora aprovadas pelo Governo, a Ministra disse que as mesmas foram um passo importante e a conclusão do processo dependerá agora do calendário da Assembleia da República, acrescentando que «a intenção é que seja o mais rapidamente possível».