Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-30 às 15h36

Concursos lançados no âmbito do PRR representam metade do financiamento

Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva, na abertura do evento Anual do Plano de Recuperação e Resiliência, Lisboa, 30 junho 2022 (Foto: João Bica)
A Ministra da Presidência do Conselho de Ministros. Mariana Vieira da Silva, disse que os concursos já lançados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representam metade do financiamento e os concursos aprovados 30%.

«Agora é mesmo tempo de, em cada um destes investimentos e em cada um destes projetos, trabalhar para podermos chegar às tais próximas fases», disse a Ministra da Presidência, na sessão de abertura do evento anual do PRR, que decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa.

Na cerimónia, organizada pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal e pela Comissão Europeia, Mariana Vieira da Silva salientou que se a execução do pacote financeiro de apoio da Comissão Europeia «já era muito exigente há um ano, é ainda mais exigente agora», pelo que «a concretização destes programas depende de toda a sociedade».

Na sua intervenção, a Ministra salientou três reformas que procuram responder a constrangimentos do País: a continuação do combate à precariedade; o acesso às profissões reguladas e a reforma dos licenciamentos. 

Frisou, ainda, que «a prioridade do Governo é cumprir e pôr no terreno o financiamento que tem disponível» e recordou alguns marcos: «já foram assinados os contratos com os responsáveis pelos 139 investimentos, correspondendo à totalidade da dotação do programa; já foram aprovados projetos no montante de 5 335 M€ e já foram pagos 719 M€ aos beneficiários.»

Acrescentou, também, que uma parte substancial dos pagamentos efetuados até ao momento dizem respeito a projetos de apoio às famílias, apoios às empresas para contratação sem termo, apoios às universidades para aumentar a oferta da formação nas áreas de ciência e tecnologia, bem como pagamentos para aquisição de bens e serviços, nomeadamente através de concursos públicos em projetos de infraestruturas.

Impacto do atual contexto na execução do PRR

A Ministra assinalou ainda o impacto do atual contexto na execução do PRR: «É hoje claro que, face aos constrangimentos que vivemos, teremos uma oportunidade de poder melhorar a nossa capacidade de execução. Mas essa revisão, a revisão que temos pela frente, não tornará o desafio de execução do PRR mais fácil. Apenas possível em algumas áreas, que poderia não ser possível, dados os constrangimentos que vivemos», disse.

Mariana Vieira da Silva afirmou, ainda, que o Governo irá fazer um «trabalho intenso» com a Comissão Europeia «nesta revisão», mas assinalou que «em nada diminuiu» as suas «responsabilidades nessa concretização, o ritmo de trabalho dessa concretização, nem a intensidade e dificuldade desses objetivos, principalmente quando, além desta execução do PRR, ainda se somará o plano REPowerEU, fechar o PT2020 e iniciar o PT2030».