Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-06 às 16h33

Comunidade Política Europeia: um novo formato político europeu para enfrentar problemas globais

Foto de família dos 44 Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Política Europeia, Praga, 6 outubro 2022
A Comunidade Política Europeia «é um formato político novo, um fórum alargado, que procura explorar o potencial de convergências à escala continental, tendo em vista ultrapassar desafios partilhados», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa à chegada para a primeira cimeira da nova plataforma, em Praga, na Chéquia.

«Era muito importante que este novo formato tivesse sucesso, visto que grande parte dos problemas globais que enfrentamos – guerra na Ucrânia, alterações climáticas, crise energética – requerem respostas globais as mais abrangentes possíveis», acrescentou o Primeiro-Ministro.

A reunião «não visa tirar conclusões, não visa tirar resultados práticos», sendo antes «um fórum alargado», para «procurar articular políticas que devem ser convergentes, tendo em vista poder ultrapassar em conjunto uma crise que é global», acrescentou António Costa.

44 países

Em Praga estiveram reunidos 44 chefes de Estado ou de Governo, que decidiram que a Comunidade Política Europeia deve reunir-se duas vezes por ano, alternadamente num dos 27 Estados-membros da União Europeia e num dos 17 países europeus não membros da UE, estando a próxima cimeira prevista para a Moldova, se no primeiro semestre de 2023.

A cimeira começou com uma sessão plenária, com a participação dos 44 Chefes de Estado e ou de Governo europeus, durante a qual apenas alguns líderes discursaram, seguindo-se quatro mesas redondas para debates sobre a paz e a segurança, a situação económica, a energia e o clima, e a migração e a mobilidade. O Primeiro-Ministro português participa na mesa-redonda sobre energia e economia.

Após as mesas redondas, realizaram-se reuniões bilaterais entre os líderes. Finalmente, decorre uma segunda sessão plenária, durante um jantar de trabalho. Não estava prevista a adoção de qualquer conclusão formal. 

Além dos 27 Estados-membros da União Europeia, participam na cimeira seis países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Macedónia do Norte, Kosovo, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro), os países do trio pediu recentemente a adesão à UE (Geórgia, Moldávia, Ucrânia), a Arménia, o Azerbaijão, os quatro países da Associação Europeia do Comércio Livre (Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein), o Reino Unido e a Turquia.

O Primeiro-Ministro continuará em Praga, onde se realiza a cimeira informal da União Europeia.