Saltar para conteúdo

Notícias

2023-05-11 às 9h58

Comunicado conjunto sobre visita dos Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Bélgica à Tunísia

Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Bélgica, João Gomes Cravinho e Hadja Lahbib, com Presidente da República tunisina, Kais Saïed, Tunes, 10 maio 2023
A Ministra dos Negócios Estrangeiros, dos Assuntos Europeus e do Comércio Externo, e das Instituições Culturais Federais da Bélgica, Hadja Lahbib, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, concluíram na noite desta quarta-feira a deslocação à Tunísia, em representação do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e dos 27 Estados-Membros da União Europeia.

No âmbito desta visita, os dois Ministros foram recebidos pelo Presidente da República tunisina, Kais Saïed, uma oportunidade para debater de forma aberta, franca e construtiva a situação política, económica e social do país. Da agenda, destaque também para a reunião de trabalho com o homólogo tunisino, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Migração e dos Tunisinos no Estrangeiro, Nabil Ammar.

Durante estes encontros, os Ministros reafirmaram o compromisso com a parceria entre a União Europeia e a Tunísia, incluindo os valores e princípios que a sustentam.

O Ministro português, João Gomes Cravinho, sublinhou «o diálogo frutífero com as autoridades tunisinas, que permitiu identificar novas pistas para o aprofundamento das relações entre a UE e a Tunísia, a curto e longo prazo, assente no espírito de parceria e em princípios fundamentais».

A Ministra belga, Hadja Lahbib, declarou: «Pudemos passar em revista o estado das nossas relações, a riqueza das nossas múltiplas parcerias, a longa história que nos une. É com esta base sólida que temos enfrentado os desafios políticos, socioeconómicos, financeiros e migratórios. A nossa missão constituiu também uma oportunidade para reafirmar o nosso compromisso com os princípios e valores da democracia, do Estado de Direito e dos Direitos Humanos que sustentam as relações tunisino-europeias. Estas são as pedras basilares para enfrentarmos juntos o futuro».

Na sequência dos encontros com as autoridades tunisinas, os chefes da diplomacia belga e portuguesa reuniram-se ainda com representantes da sociedade civil tunisina.

Os Ministros irão apresentar muito brevemente as conclusões desta missão no Conselho de Negócios Estrangeiros.