Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-04-21 às 9h00

Comemorações do 25 de Abril na residência oficial do Primeiro-Ministro

25 de Abril na residência oficial do Primeiro-Ministro
No próximo dia 25 de Abril, a residência oficial do Primeiro-Ministro volta a abrir as portas para celebrar a grande festa da democracia portuguesa.

A um ano de completar o seu 50.º aniversário, a Revolução dos Cravos será celebrada na residência oficial do Primeiro-Ministro com um programa cultural para públicos de todas as idades e gerações, contando com uma dezena de espetáculos e de atividades a decorrer nos vários espaços do jardim de São Bento, da música à dança, passando pelo teatro de marionetas e oficinas de produção artesanal. 

Ana Moura e a cantora e rapper Nenny são os destaques das participações musicais.

O Coro dos Anjos, grupo lisboeta que mantém vivo o canto polifónico de matriz tradicional portuguesa contribuindo para a sua renovação com um repertório contemporâneo, irá dar voz a canções que relembram a importância da Liberdade.

Os jovens tocadores de percussão Porbatuka, projeto de Almada, darão as boas-vindas aos visitantes. 

O programa inclui ainda a atuação do Ensemble de Metais da Metropolitana, agrupamento formado por alunos da Academia Nacional Superior da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e uma aula aberta de breaking, que será uma modalidade olímpica a partir dos Jogos Olímpicos do próximo ano, em Paris. 

Entre outros, será também apresentado o espetáculo de dança da dupla Jonas & Lander, «Bate Fado», o qual recupera uma vertente histórica do fado, que, à semelhança do samba ou do flamenco, também foi dançado. 

Nesta celebração do 25 de Abril será ainda inaugurada uma escultura de Rui Chafes, especialmente concebida para o jardim da residência oficial.

O palacete de São Bento, edifício principal da residência oficial do Primeiro-Ministro, estará aberto para visitas, convidando o público a descobrir as mostras Arte em São Bento e Design em São Bento. 

Arte em São Bento apresenta uma seleção de obras de artistas portugueses contemporâneos pertencentes à Coleção Peter Meeker. 

Design em São Bento é uma mostra representativa do design nacional que integra o mobiliário e os objetos decorativos nos espaços da residência oficial com funções protocolares.

Sublinhando a importância das artes e ofícios tradicionais enquanto património cultural vivo, serão promovidas oficinas de prática artesanal, numa colaboração com o Programa Nacional Saber Fazer. Conduzidas por artesãos e abertas à participação do público, propõem-se quatro oficinas dedicadas a técnicas distintas: processamento da lã, tecelagem, palma e tabua. 

No dia 25 de Abril, a residência oficial do Primeiro-Ministro estará aberta à população entre as 14h30 e as 18h30. O acesso é gratuito e deverá realizar-se pela Rua da Imprensa à Estrela, n.º 4, em Lisboa.

Programa

Dia 25 de abril, terça-feira

14h30 - Abertura de portas
14h30 - Animação de rua: Porbatuka - Local: Rua da Imprensa à Estrela 
15h00 - Atuação do Ensemble de Metais da Metropolitana - Local: Pátio de entrada  
15h00 - Oficinas de prática artesanal (Programa Nacional Saber Fazer) - Local: Painel Lourdes Castro 
15h00 - Intervenção coletiva 25 de Abril com alunos e professores da Escola Artística António Arroio - Local: Alameda 
15h30 - Dança: Bate Fado, de Jonas & Lander - Local: Deck
16h00 - Atuação do Coro dos Anjos - Local: Terraço frontal para o jardim
16h15 - Espetáculo infantil: Teatro Tuk Tuk, pela Companhia de Marionetas LaFontana - Local: Escultura José Pedro Croft 
16h45 - Aula aberta de breaking (Projeto Desporto no Bairro) - Local: Deck
17h00 - Concerto de Nenny - Local: Pérgula 
17h30 - Inauguração de escultura de Rui Chafes - Local: Rotunda lateral 
17h45 - Concerto de Ana Moura - Local: Terraço frontal para o jardim  
18h30 - Encerramento