Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-04-24 às 19h25

Chique Buarque recebe prémio Camões 2019

Entrega do prémio Camões 2019 a Chico Buarque, Queluz, 24 abril 2023 (Foto: António Cotrim/Lusa)
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou que a entrega do prémio Camões 2019 a Chico Buarque corresponde «a um momento de viragem nas relações entre Portugal e Brasil, nomeadamente no âmbito da cultura».

«É um momento de enorme alegria e satisfação» e «todos nos reconhecemos na figura do Chico Buarque» e no que ele «representa para a cultura em português», disse Pedro Adão e Silva.

O Ministro falava antes da cerimónia de entrega do prémio Camões 2019 ao escritor, poeta e cantor brasileiro, em Queluz, numa cerimónia onde esteve o Primeiro-Ministro, António Costa, a acompanhar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente do Brasil, Lula da Silva.

Pedro Adão e Silva referiu também que a relação entre Portugal e o Brasil esteve demasiado tempo suspensa e que vê agora com grande otismo, «felicidade e alegria», o seu reatamento.

«Muitas coisas já estão a mudar, desde logo a entrega deste prémio», disse o Ministro, destacando ainda o facto de ter assinado nos últimos dias, com a sua homóloga brasileira, Margareth Menezes, «um importante protocolo entre o ICA e o seu congénere brasileiro», para a promoção das «cooperações cinematográficas» entre os dois países, e que já «há cinco anos que não estava em vigor».

O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor «cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum».

Francisco Buarque de Hollanda, nascido em 19 de junho de 1944 no Rio de Janeiro, compôs centenas de canções, cerca de 500, e gravou perto de 40 álbuns, em 58 anos de carreira. A sua primeira composição gravada foi «Marcha para um dia de sol», em 1964, e a mais recente «Que tal um samba», em 2022.

Musicou e escreveu também peças de teatro, sozinho ou em coautoria, como «Roda viva» e «Gota d'Água».

O seu primeiro romance, «Estorvo», foi publicado em 1991, a que se seguiram «Benjamim», «Budapeste», «Leite Derramado», «O irmão alemão» e «Essa gente». O seu livro mais recente é «Anos de chumbo e outros contos», publicado em 2021.

A entrega do Prémio Camões de 2019 a Chico Buarque acontece a simbolicamente na véspera da Revolução dos Cravos em Portugal e quatro anos depois de a sua atribuição ter sido anunciada, em 21 de maio de 2019.