Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-03 às 8h32

Chave Móvel Digital regista 33 mil ativações com biometria em apenas um mês

Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa
A Chave Móvel Digital (CMD) registou, em apenas um mês de funcionamento,  33 mil ativações com biometria, através da aplicação móvel Autenticação Gov, tornando-se no principal canal de ativações, com 29% do total realizado.

A CMD, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português, associa um número de telemóvel ao número de identificação civil, para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro. Esta associação garante um duplo fator de segurança, através de um PIN e de um código temporário enviado para o telemóvel, ou para o e-mail.

«O processo de ativação da CMD com recurso a biometria é uma iniciativa inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e desbloqueia um dos caminhos mais seguros para a identificação de pessoas, com garantia de proteção de dados», disse o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, acrescentando que «cada cidadão, sem necessidade de se deslocar a um balcão, pode ativar a sua Chave Móvel Digital.  

Mário Campolargo explicou que através do acesso à câmara do telemóvel, é efetuada a identificação facial, bem como a comparação e verificação dos dados contidos no documento de identificação, de forma a confirmar a identidade do cidadão.

A autenticação com a CMD permite aceder e realizar serviços online de entidades públicas e privadas, tais como Banca, Telecomunicações, Energia, Saúde, Turismo, entre outros. É ainda possível assinar documentos digitalmente, ou ter os documentos de identificação no telemóvel, com toda a comodidade e segurança.

Desde 2015, a Agência para a Modernização Administrativa contabiliza cerca de 3 milhões de CMD ativas, registando mais de 65 milhões de autenticações. 

O processo pode ser feito presencialmente, online ou, desde janeiro de 2023, por biometria ou videochamada.