Saltar para conteúdo

Notícias

2023-12-29 às 15h57

Cerca de 190 centros de saúde abertos na Passagem de Ano. Saiba quais 

Cerca de 190 centros de saúde vão estar abertos na Passagem de Ano

Consulte o SNS24 antes de recorrer às urgências, para evitar sobrecarregar os hospitais 

No fim-de-semana alargado de ano Novo vão estar a funcionar cerca de 190 centros de saúde em horário complementar, assegurando assim a resposta a situações não emergentes, à semelhança do que aconteceu no Natal. 

No sábado, 30 de dezembro, estarão abertos 233 centros de saúde e no domingo, 31 de dezembro, 193. Na segunda-feira, feriado e primeiro dia de 2024, bem como na terça-feira, dia 2 de janeiro, estarão operacionais 187 unidades. Saiba quais os centros de saúde em funcionamento na sua zona, e em que dias. 

A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, a população deve contactar o SNS 24 – para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112.  

A utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo fundamental para o melhor funcionamento e articulação da rede de unidades do SNS, designadamente em situação de aumento da procura.  

Em 2023, a linha SNS24 atendeu cerca de 1,8 milhões de chamadas. Em outubro atendeu mais de 173 mil chamadas e em novembro mais de 186 mil, sendo o mês do ano com mais chamadas atendidas.   

O Ministério da Saúde reconhece o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja um novo ano, com saúde, para toda a população. 


Consulte os horários dos centros de saúde, a cada dia deste período de Ano Novo, nos documentos em anexo.