Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-04-22 às 15h59

Centro de Atendimento Consular para França já está a funcionar

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, na abertura do Centro de Atendimento Consular para França, Paris, França, 22 abril 2022
O Centro de Atendimento Consular para França já está em funcionamento abrangendo, numa primeira fase, os utentes da área de jurisdição do Consulado Geral de Portugal em Paris.

«É uma forma de as pessoas chegarem ao consulado sem a necessidade de aqui virem presencialmente. É uma linha telefónica que vai funcionar das 09h00 às 17h00 e através do acesso online, que vai criar uma ligação para responder a muitas questões que as pessoas têm relacionadas com os serviços e atos consulares», declarou o Secretário de Estado da Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, após uma visita às instalações do Consulado, em Paris.

Para Paulo Cafôfo, a abertura deste centro de atendimento é um passo numa estratégia que o Governo pretende implementar: «Este centro de atendimento consular é uma ferramenta integrada numa estratégia de melhorar o serviço que prestamos aos nossos cidadãos. Os portugueses que vivem fora do nosso território nacional merecem um acréscimo na forma como os serviços do Estado funcionam e as respostas necessárias quando estão a tanta distância de Portugal», explicou.

Atendimento telefónico bilingue

O Centro de Atendimento Consular para França conta com 12 funcionários e o atendimento faz-se de forma bilingue em francês e português. O número de contacto é +33 (0)173011680, um número fixo francês, sendo também possível preencher um formulário de contacto no 'site' do Portal das Comunidades, que será respondido através de e-mail.

Nas próximas semanas serão integrados cinco novos funcionários consulares em Paris, provenientes do recrutamento anunciado em outubro. O Secretário e Estado afirmou que este «investimento em recursos humanos e tecnológicos irá continuar».