Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-01-16 às 13h58

Campanha "Viajar sem pressa" alerta para os riscos do excesso de velocidade

O excesso de velocidade é a a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais na estrada (foto: Diana Quintela)

Esta é a primeira de 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para 2024 


A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ASNR), a PSP e a GNR lançam a campanha "Viajar sem pressa", a primeira de 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para 2024, a realizar mensalmente. Está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024 e decorrerá entre esta terça-feira, 16 de janeiro, e dia 22. 

"Viajar sem pressa" tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, uma das principais causas dos acidentes nas estradas, o principal responsável por mais de 60% das infrações registadas e a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais.  

A ASNR realizará, neste sentido, ações de sensibilização em território continental, e os serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira nos respetivos territórios. A PSP e a GNR estarão responsáveis pelas operações de fiscalização, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores.  

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades: 

    • Dia 16 de janeiro, às 08h00: EN379 - Maçã - KM 13+000, Sesimbra; 
    • Dia 17 de janeiro, às 13H30: Av. Infante Dom Henrique, após a Av. Marechal Gomes da Costa e a Decathlon e antes de chegar à rotunda de acesso à Av. Marechal António Spínola – Lisboa; 
    • Dia 18 de janeiro, às 08h00: Rotunda Acesso A21 – Malveira; 
    • Dia 19 de janeiro, às 08H00: Rua António Sérgio – Santo António dos Cavaleiros;
    • Dia 22 de janeiro, às 08h00: A33 - Sentido decrescente - Km 0 - Rotunda das Casas Velhas – Almada. 

    Até ao final do ano, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização para 2024, serão realizadas mais onze campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e fiscalização. 

    As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos. 

    O Plano Nacional de Fiscalização de 2023 consagrou como prioritários os temas velocidade, álcool, acessórios de segurança e telemóvel. O de 2024 adicionou ainda a temática da fiscalização aos veículos de duas rodas a motor.