Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-14 às 18h01

Aumento histórico das dotações para os programas olímpico e paralímpico

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, na assinatura dos contratos-programa olímpico e paralímpico para Paris2024, Oeiras, 14 outubro 2022 (foto: André Kosters/Lusa)
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, destacou aumento histórico na dotação dos contratos-programa olímpico e paralímpico para Paris2024, assinados numa cerimónia no Centro de Alto Rendimento de Ténis do Jamor, Oeiras.

«Hoje, é um dia de alegria e de mostrarmos o nosso reconhecimento, o nosso agradecimento, a quem todos os dias trabalha para levar a esperança, a vontade e, sobretudo, a capacidade que estes atletas têm de trazer para Portugal tantas e tantas alegrias», disse.

A Ministra referiu «o esforço que foi feito pela parte do Governo» para aumentar a dotação financeira destes programas, afirmando que «a assinatura destes dois contratos, que nos levarão até Paris2024, é o sonho concretizado de um aumento histórico na preparação destes dois programas, para um total de 31,2 milhões de euros». 

«Os montantes que conseguimos disponibilizar para o ciclo olímpico de Paris2024 resultam, por isso, do reconhecimento do trabalho extraordinário dos nossos atletas, dos seus treinadores, das federações desportivas nas diversas modalidades», declarou.

Em relação ao programa de Tóquio2020, as verbas para o próximo ciclo olímpico aumentam 18,4%, enquanto no paralímpico cresceram 32,9%.

Para os Jogos Olímpicos de Paris, foram aprovados 22 milhões de euros, enquanto para Tóquio tinham sido aprovados 18,55 milhões, que foram reforçados em quatro milhões devido ao adiamento da sua realização para 2021 por causa da pandemia de Covid-19.

Para os Jogos Paralímpicos de Paris, foram aprovados 9,2 milhões de euros, enquanto para Tóquio tinham sido aprovados 6,92 milhões, com um acréscimo de 1,2 milhões pela mesma razão.

Ana Catarina Mendes afirmou que «para este ciclo olímpico, encontrámos meios financeiros para que seja possível um aumento generalizado das bolsas dos atletas e treinadores, um aumento das verbas para a preparação desportiva, competições, estágios, apoios materiais para o treino e a continuidade dos apoios após os Jogos Olímpicos de Paris, com o Estado a garantir assim que nenhum atleta ficará sem apoios no dia seguinte à sua preparação».

A Ministra sublinhou ainda «o facto de estes contratos contribuírem também para uma paridade de género» nas delegações portuguesas, «que deve ser extensível a todo o movimento desportivo».

Na cerimónia estiveram ainda presentes os Secretários de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e  da Inclusão, Ana Sofia Antunes.