Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-26 às 9h09

Assistente Virtual com Inteligência Artificial vai apoiar os cidadãos no acesso aos serviços públicos

Modernização Administrativa
Esta solução tecnológica resulta de um trabalho conjunto da AMA com várias entidades privadas

O Governo e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentam a Assistente Virtual, uma solução de Inteligência Artificial para o setor público português, que vai apoiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural. 
 
Esta solução tecnológica resulta de um trabalho conjunto da AMA com várias entidades privadas, designadamente a Microsoft, enquanto fornecedor da tecnologia Cloud de base à solução, através do Azure OpenAI Service e suporte ao desenvolvimento do piloto. A este parceiro tecnológico, juntou-se a Defined.AI, que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma start-up especializada em inteligência artificial, a Daredata, parceiro responsável pela integração e implementação do piloto. 
 
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, indica que: "este lançamento representa um marco significativo na transformação digital dos serviços públicos em Portugal e um dos elementos da nova estratégia do atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. Além de promover a aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público". 
 
A Assistente Virtual terá a Chave Móvel Digital como serviço piloto para o uso desta tecnologia, que, a breve trecho, será transversal a outros serviços públicos disponíveis no portal eportugal. Com a utilização desta tecnologia, é possível garantir aos cidadãos um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, conectando-os à Chave Móvel Digital por meio de dispositivos móveis, telefones e computadores. 
 
Para apresentar esta ferramenta, decore esta sexta-feira, às 10h30, no Centro Cultural de Belém e em direto nas redes sociais da AMA uma sessão de apresentação que conta com uma demonstração live do projeto, bem como com as intervenções do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, do Presidente da AMA, João Dias, e ,ainda, com a participação de especialistas do setor público e privado.