Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-15 às 17h42

Assinados contratos de financiamento para mais de 8300 vagas em creche

Infantário (Foto: João Bica)
Mais 8337 lugares em creche irão ser disponibilizados em todo o País em 153 contratos de financiamento celebrados com instituições do setor social e com autarquias. As candidaturas aprovadas destinam-se a requalificação e alargamento da rede destes equipamentos sociais. 

O investimento total é superior a 72 milhões de euros, com uma componente de 25 milhões de euros de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Com estes novos lugares, amplia-se a capacidade de resposta, numa altura em que a gratuitidade das creches, através da medida Creche Feliz, beneficia já mais de 58 000 crianças. 

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que presidiu, em Fátima, Ourém, à entrega dos contratos, disse que «se somarmos ao que já tínhamos aprovado pelo PRR e PARES [Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais], estamos a aumentar a capacidade de resposta em 15 mil lugares». 

Ana Mendes Godinho afirmou a intenção de eliminar a burocracia em projetos para servir as crianças, para garantir que o investimento «rapidamente chegue ao terreno». 

«Para isto, é preciso simplificar todos os processos que não acrescentam valor e, portanto, têm aqui o meu compromisso de eliminar toda a burocracia que não acrescenta valor, para que estes projetos aconteçam e estejam a serviço das crianças». 

A cerimónia, integrada na iniciativa PRR em movimento, contou também com a presença dos Secretários de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e do Planeamento, Eduardo Pinheiro.