Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-06-22 às 18h05

Assinado acordo para cedência de antigo edifício do Exército para residência de estudantes

No âmbito da iniciativa Governo + Próximo foi assinado o acordo para cedência do edifício do antigo Clube de Sargentos da Guarnição Militar de Évora para futura residência estudantil da Universidade de Évora (UÉ), com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao abrigo do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

O acordo foi formalizado durante uma cerimónia, no antigo Clube de Sargentos da Guarnição Militar de Évora, e foi assinado pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Esta cedência da Defesa Nacional à Universidade de Évora irá permitir, através da requalificação e reconversão do antigo Clube de Sargentos da Guarnição Militar de Évora, mais 40 novas camas, num investimento de 1 306 200,00€. 

Também integrada na candidatura ao PNAES, está a futura residência das Alcaçarias, com cerca de 65 camas, num investimento de mais de dois milhões de euros, e a qual os governantes tiveram a oportunidade de visitar.

Com um investimento global de nove milhões de euros, a candidatura da UÉ ao PNAES integra ainda mais sete projetos para a construção e adaptação de residências estudantis no distrito de Évora.

O MDN e o MCTES consideram este projeto como fundamental para a comunidade académica de Évora e para o desenvolvimento de políticas de habitação de ensino superior e envidam todos os esforços necessários para a demonstração da importância deste projeto, para a prossecução do objetivo de relevante interesse público de promoção da oferta pública de alojamento para estudantes do Ensino Superior a custos acessíveis.