Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-03-18 às 18h51

Antigo quartel de bombeiros dá vida a nova residência universitária em Vila Nova de Famalicão

Elvira Fortunato em Vila Nova de Famalicão

O imóvel será reabilitado e ampliado para dar lugar à Vila – residência de estudantes que terá capacidade para 91 estudantes e investigadores, e que estará pronta no próximo ano. Num investimento de 4,8 milhões de euros, sendo que 3,4 milhões de euros são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).  

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato,  esteve esta sexta-feira (15 de março) em Vila Nova de Famalicão para marcar o arranque da construção da primeira residência para estudantes do concelho [situada na Praça D. Maria II]. Elvira Fortunato vincou na sua intervenção que "depois da execução das obras em curso apoiadas pelo PRR, em 2026, Portugal terá mais cerca de 27 mil camas para estudantes" ao abrigo do PNAES.   

A nova infraestrutura terá uma capacidade de 53 quartos, com cinco tipologias diferentes: quartos simples e duplos, estúdios simples e duplos e quartos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida. O alojamento será gerido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e terá 74 camas destinadas a estudantes bolseiros deslocados e até sete camas poderão ser ocupadas por investigadores.

A Ministra salientou ainda que, atualmente, encontram-se concluídas nove residências, o que permite a disponibilização de mais de 773 camas, e está  previsto que até ao final do ano sejam concluídas mais 21 residências, correspondendo todas elas a uma disponibilização de cerca de 2930 camas até ao final do ano [2024].

O futuro equipamento, a ser edificado no Município de Famalicão, dará resposta às instituições de ensino superior fixadas no concelho, como o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Universidade do Minho.

O PNAES é o maior investimento de sempre em alojamento estudantil e o maior investimento das últimas décadas em edificado do ensino superior, sendo que a dotação inicial de 375 milhões de euros foi reforçada com mais 72 milhões de euros. Montante que cresceu devido à reprogramação do PRR, pelo que o investimento no PNAES ascende agora a 516 milhões.

A concretização do PNAES constitui um avanço sem precedentes na quantidade e qualidade do alojamento de estudantes do ensino superior, e contribui para uma maior equidade e justiça social ao reduzir significativamente os custos de frequência do ensino superior.