Saltar para conteúdo

Notícias

2022-11-25 às 11h51

Abertas candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas

Painéis solares
Estão abertas as candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, em unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas. Estes apoios contam com um reforço global de 46 milhões de euros, permitindo desta forma dar resposta ao compromisso assumido e aumentar a taxa de apoio aos agricultores.
 
Para a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, «é inegável que, neste desafio de escala global, precisamos de garantir uma transição energética rápida, eficaz, inclusiva e justa, que permita mitigar os efeitos das alterações climáticas e da crise energética e, ao mesmo tempo, assegurar a capacidade de produção de alimentos seguros, de qualidade e a preços acessíveis».
 
A abertura destes avisos visa dotar as explorações agrícolas, as unidades agroindustriais e os aproveitamentos hidroagrícolas de capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades, contribuindo para a sua autossuficiência, modernização e descarbonização do setor por via da redução da utilização de combustíveis fosseis.
 
«A disponibilidade dos agricultores para assumirem esta transição como um desígnio nacional é acompanhada pelo governo, também mediante um reforço das taxas de apoio de 40% para 70%. Um esforço coletivo essencial para garantirmos a sustentabilidade ambiental, social e económica da agricultura nacional», sublinha Maria do Céu Antunes.
 
Até ao final do ano de 2022 será ainda aberto novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, especificamente para reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.
 
Mais informações sobre os avisos: http://www.pdr-2020.pt/