Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-03 às 19h43

Aberta a linha de financiamento de 120 milhões de euros para apoiar entidades da economia social

As Entidades da Economia Social já podem candidatar-se à linha de financiamento de 120 milhões de euros para a concretização de investimentos no âmbito da transição ambiental, da concretização de novos projetos ou da requalificação de equipamentos sociais.
 
«Esta linha de financiamento é mais um apoio disponibilizado às Entidades da Economia Social, face ao contexto socioeconómico extraordinário resultante do aumento dos custos de energia, para incentivar à concretização de projetos estruturais que respondam às necessidades do País», afirmou Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
 
São destinatárias desta linha de apoio as Entidades que sejam Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou entidades equiparadas, sem fins lucrativos com certificação PME, quando aplicável, localizadas em território nacional e com atividade principal enquadrável. 

As entidades podem candidatar-se a um financiamento máximo de 1,5 milhões de euros, através de empréstimos de curto, médio ou longo prazo (até 10 anos após a contratação da operação, podendo o prazo ser estendido até 15 anos), com possibilidade de até 36 meses de carência de capital. 

As operações beneficiam de uma garantia prestada pelas Sociedades de Garantia Mútua – e contragarantida em 90% do Fundo de Contragarantia Mútuo – destinada a garantir até 80% do capital em dívida, a cada momento. 
 
A abertura da Linha de Financiamento foi oficializada, numa sessão promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e pelo Banco Português de Fomento, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo em Braga

Estiveram também presentes, no momento de assinatura dos protocolos, representantes das instituições de crédito subscritoras e das sociedades de garantia mútua.
 
Mais informação sobre as condições de acesso à Linha pode ser consultada aqui.