O Ministro da Educação, João Costa, participou, por via remota, no webinar da OCDE «Learning during crisis: insights from across the globe for education in Ukraine».
Este webinar resulta da publicação do documento «Portuguese Narrative for Ukraine», que se encontra inserido numa coletânea de experiências que os países da OCDE vão partilhar com a Ucrânia para a reconstrução do seu sistema educativo.
«A Ucrânia tem os mesmos desafios dos restantes países, mas a uma escala terrivelmente diferente e pode contar connosco», afirmou João Costa. «Estamos todos pela Ucrânia em solidariedade e os organismos internacionais, como a OCDE, promovem a partilha de experiências e práticas», disse ainda, explicando que «a melhor forma de comunicar é mostrar o que as escolas estão a fazer, partilhando práticas e promovendo redes de conhecimento».
Esta reunião contou ainda com as presenças do diretor da OCDE para a Educação e Competências, Andreas Schleicher, e da antiga Ministra da Educação e Ciência da Ucrânia, Liliia Heynevytch. Esta última assumiu a inspiração no trabalho feito no nosso país: «O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia de Cidadania em Portugal assumem particular importância para a recuperação do sistema educativo na Ucrânia».
O objetivo destas narrativas não é de ensinar o que Portugal faz, mas disponibilizar uma prática significativa que possa ajudar a Ucrânia a tomar as suas opções futuras – dar um portefólio de casos inspiradores. Portugal foi um dos cinco países a apresentar estudos de caso com o objetivo de apoiar o sistema educativo ucraniano.