Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-06-30 às 11h52

A taxa de desemprego alcançou novo mínimo histórico

A taxa de desemprego em maio foi de 6,4%, segundo o INE, o que faz deste mês um dos melhores «de uma série longuíssima de anos», afirmou o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, numa declaração à agência Lusa, após uma visita à Feira de Emprego e Mostra Formativa de Coimbra. 

No mesmo mês Portugal atingiu igualmente um novo  máximo de população empregada, com 4,931.8 milhões de Trabalhadores, o que representa um aumento de mais 63 mil trabalhadores face a maio de 2022.

O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, destacou ainda o facto destes números desafiarem os empregadores, que «têm de competir pelo talento, pelo fator das pessoas», acrescentando que «isso traz consigo algumas dinâmicas positivas, sendo uma delas o aumento dos salários dos trabalhadores portugueses. Até agora nós vimos um aumento significativo este ano, em cerca de 8% no trabalho que é declarado à Segurança Social, o que nos deixa particularmente satisfeitos».

A melhoria dos salários e das condições de trabalho dos portugueses contribui para uma economia mais robusta e competitiva, disse, acrescentando que «se alguma coisa caracteriza as sociedades contemporâneas e as empresas que atuam no mercado, é a disputa pelo talento».