Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-24 às 18h26

«A Segurança é um fundamento do Estado e condição de liberdade»

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na cerimónia comemorativa da batalha de S. Mamede designada «Dia 1 de Portugal», Guimarães, 24 junho 2022
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu à cerimónia comemorativa da data de batalha de S. Mamede designada «Dia 1 de Portugal».

«Lembrando o papel político que a batalha de São Mamede teve na construção de um ideal de soberania – a Segurança tem uma função insubstituível de afirmação de soberania nacional. A segurança é fundamento do Estado e condição de liberdade. Contribuir para a segurança, objetiva e subjetiva, é um dever de todos, porquanto dela depende o sentimento de pertença, de coesão e de bem-estar, crucial à paz, à democracia e à valorização externa do nosso País», disse o Ministro, durante a sua intervenção numa sessão solene realizada no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

No seu discurso, José Luís Carneiro fez também alusão ao trabalho de articulação entre as forças de segurança, agentes de proteção civil e autarquias:
 
«Estão inequivocamente na primeira linha, as Forças e Serviços de Segurança, a Proteção Civil, outras entidades e agentes, que a montante e a jusante, contribuem para a manutenção de níveis elevados de segurança, onde também se incluem as corporações de bombeiros. Mas no plano organizacional de uma segurança integrada, cabe especial papel o extraordinário trabalho de cooperação e de articulação entre as autarquias e as Forças de Segurança, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal e estruturas e agentes da Proteção Civil. Como ex-autarca julgo ter uma noção muito clara do que representa essa ligação, em especial no que concerne à operacionalização dos Contratos Locais de Segurança, com as suas diferentes valências e que queremos relançar», afirmou.

O Ministro referiu também o objetivo de melhorar as condições de quem exerce funções nas forças e serviços de segurança:

«Cabe aqui a aposta na motivação e na atratividade das Forças e Serviços de Segurança, num propósito especialmente orientado visando, por um lado, valorizar todos os homens e mulheres que zelam pela segurança e bem-estar de todos nós e, por outro lado, mobilizar as novas gerações para uma carreira ao serviço dos desígnios da segurança nacional».

José Luís Carneiro disse que contatou, «com muita alegria e satisfação», «um total de 672 jovens que decidiram ingressar nas fileiras das forças da segurança. São jovens, homens e mulheres, que frequentaram os Centros de Formação da GNR em Portalegre e na Figueira da Foz e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em Lisboa».

«São uma parte dos 2600 elementos cujo ingresso se prevê, no corrente ano, nos cursos de formação de agentes da PSP e de guardas da GNR», acrescentou.

As comemorações contemplaram a deposição de uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques e uma sessão solene no Centro Cultural Vila Flor, na qual coube ao Ministro José Luís Carneiro entregar distinções honoríficas atribuídas pelo Município de Guimarães, a Ernesto Soares, que durante 50 anos esteve ao serviço dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas e a Jorge Nascimento, que há mais de 50 anos contribui para o associativismo cultural e desportivo de Guimarães.