Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-29 às 19h31

«A margem esquerda do Tejo merece um grande projeto de regeneração urbana»

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças Fernando Medina na apresentação do projeto do Arco Ribeirinho Sul, Barreiro, 29 marco 2023 (foto: Manuel de Almeida/Lusa)
«A margem esquerda do Tejo merece um grande projeto de regeneração urbana», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa na cerimónia de apresentação do projeto do Arco Ribeirinho Sul, no Barreiro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo, no distrito de Setúbal.

António Costa disse que «este passo tem de possuir continuidade e assentar numa visão estratégica. Pretende-se criar um novo polo dinâmico de progresso e de internacionalização».

E salientou a importância do começo dos trabalhos da regeneração e selagem de solos contaminados, da infraestruturação do território com a expansão do transporte público, em especial do metro do sul do Tejo, da instalação de um novo terminal fluvial na Moita e da construção do passeio ribeirinho de 38 quilómetros entre Alcochete e Almada.

«Este é o começo, mas é neste começo que se criam as oportunidades para que tudo o resto seja possível, designadamente para haver mais habitação acessível em solos em que ainda não é possível construir», disse. 

O Primeiro-Ministro acrescentou «queremos que esta volte a ser uma fortíssima área de atividade económica, geradora de emprego qualificado, já não com as indústrias do passado mas com as do futuro, com os serviços do presente e do futuro».

«Às vezes os projetos levam tempo, mas o mais importante de tudo na política é sermos persistentes», afirmou, elogiando os presidentes de câmaras da margem sul do Tejo «por se terem unido e desbloqueado» vários projetos.

Neste contexto, afirmou a correção da decisão do Governo de autonomizar a Península de Setúbal da Grande Lisboa para acesso a fundos comunitários.

O Ministro das Finanças afirmou o apoio a vários projetos de investimento para regeneração de solos, requalificação urbanística e melhoria da mobilidade.

Na sessão estiveram também presentes os Ministros do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, da Habitação, Marina Gonçalves, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.