Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-07 às 15h15

«A igualdade no desporto ainda tem um longo caminho para fazer»

Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou que existe ainda um longo caminho a fazer na igualdade de desporto, não esquecendo «o caminho que foi feito ao longo de quase 50 anos de democracia, onde as mulheres ganharam um papel de destaque na sociedade portuguesa».
 
Ana Catarina Mendes falava no encerramento da apresentação do Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto, que decorreu no Porto, onde esteve acompanhada pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
 
Na sua intervenção, a Ministra referiu a relevância do relatório, agora apresentado, e que representa «mais um passo no cumprimento da igualdade».
 
«A igualdade só se cumpre quando houver homens e mulheres a defendê-la, em quaisquer circunstâncias na sociedade», designadamente, no desporto, disse Ana Catarina Mendes, acrescentando que o relatório, agora apresentado, convoca decisores políticos, municípios, organizações desportivas e sociedade civil.
 
A Ministra destacou ainda alguns aspetos identificados no relatório: o combate ao sedentarismo, tanto nas mulheres como nos homens; a pouca participação das mulheres nos lugares dirigentes em organizações ligadas ao desporto; e, finalmente, o facto de muitas mulheres, entre os 25 e os 35 anos, deixarem de praticar desporto.
 
Relativamente às recomendações deixadas pelo grupo de trabalho que elaborou o documento, Ana Catarina Mendes referiu «como absolutamente essenciais»: a existência de licença de maternidade no desporto; «a conciliação da vida familiar, com a vida profissional e com a vida pessoal»; e, finalmente, «encontrar mecanismos para mais mulheres puderem assumir os lugares de chefia e de liderança».
 
Antes de terminar, a Ministra disse que, com este relatório «construirmos hoje mais um degrau da longa escada da igualdade porque só ela pode cumprir com uma sociedade decente onde homens e mulheres possam ser livres das escolhas que fazem».