Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-26 às 18h06

170 mil pessoas saíram da situação de pobreza desde 2020

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Fórum Social, Porto, 26 maio 2023
Os indicadores mostram que saíram da situação de pobreza, desde 2020, cerca de 170 mil pessoas, informou a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa declaração no Fórum Social do Porto.

Portugal tem o objetivo de retirar 700 mil pessoas da situação de pobreza e tem «capacidade coletiva de conseguir chegar a este objetivo», acrescentou.

Ana Mendes Godinho apontou duas políticas para alcançar o objetivo: a «dimensão estrutural de valorização dos salários, que é crítica», e o «investimento social por parte do Estado», «para chegar às pessoas mais vulneráveis».

O investimento social é decisivo no combate à pobreza «das famílias que têm crianças, como por exemplo com a garantia para a infância e com a gratuitidade das creches».

A União Europeia aprovou, em 2021, na Cimeira Social do Porto, um conjunto de objetivos, tendo a Ministra destacado o quase cumprimento no emprego, cuja meta assumida por Portugal para 2030 é de 80% de taxa de emprego (acima da meta europeia de 78%), estando já Portugal com 77,5%. Há um número recorde de população ativa e de trabalhadores empregados, com cerca de 5 milhões de pessoas a participar ativamente no sistema de Segurança Social, referiu.

Balanço da Cimeira Social

No Fórum Social do Porto 2023 estão presentes 300 pessoas de 30 países para fazer a avaliação do que foram estes dois anos depois da Cimeira Social, onde estamos a nível europeu e a nível de cada um dos países, e espero a reafirmação e renovação dos compromissos que assumimos para 2030», sublinhou.

O Fórum, organizado pelo Governo, pretende reafirmar o papel da Europa Social e dar continuidade aos compromissos assumidos na Cimeira Social do Porto, entre a Presidência do Conselho da UE, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, os Estados, os parceiros sociais e a sociedade civil, reforçando o papel do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.