Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-11-25 às 15h28

Intervenção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação no encerramento da discussão que aprovou o OE2023

«Portugal atravessa atualmente mais um período difícil da sua história recente. Não estamos isolados nas duras consequências do atual período inflacionário, o problema é global e constitui um desafio complexo para todos os povos e respetivos governos. Mas a constatação desse facto não reduz as dificuldades e os desafios que enfrentamos. Exige, sim, humildade no reconhecimento do problema com que nos confrontamos, verdade sobre as dificuldades de gestão de um fenómeno económico que para muitos portugueses só era conhecido dos livros de história e muito empenho e dedicação na procura das respostas possíveis para minorar as consequências da inflação.

Ao mesmo tempo que nos debatemos com problemas conjunturais que, nem os portugueses nem o governo português criaram, temos de continuar a responder aos problemas estruturais que ainda penalizam as nossas vidas.

Mas as dificuldades que o país enfrenta, exigem de nós uma resposta audaz, firme e convicta. A mesma audácia que entre 2015 e 2021 permitiu um crescimento do salário mínimo nacional de 32% e da remuneração média de 19%, quando a inflação acumulada tinha sido de apenas 5%. Ou que ao contrário do que ouvimos repetidamente sobre o empobrecimento relativo de Portugal permitiu que o PIB per capita no nosso país crescesse nesse mesmo período 9%, em termos reais, quando na zona euro o crescimento médio não tinha passado dos 5%.»

Leia a intervenção na íntegra