Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-05-06 às 16h34

Intervenção inicial do Ministro da Educação na Assembleia da República no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2022

«A educação é o território dos inquietos. Apesar dos progressos, enquanto houver alunos com dificuldades, desigualdades a determinar percursos, não baixamos os braços.

Este orçamento é um orçamento que continua um caminho de sucesso traçado, que age perante os desafios que persistem e que reage aos novos desafios que se colocam.

Este é um orçamento que continua um caminho de reforma serena na modernização do sistema educativo. Tomando como referenciais essenciais as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e os pilares do Programa Qualifica, temos vindo a construir uma escola para todos, da infância à idade adulta, valorizando o desenvolvimento de competências mais exigentes e mais adequadas aos tempos que vivemos, em que o conhecimento se alia à capacidade de raciocinar, analisar, pesquisar, pensar criticamente e criar, em que a formação dos cidadãos se constrói com todos os saberes, da ciência às artes, da língua à tecnologia, esbatendo-se fronteiras outrora estanques entre áreas do saber.»

Leia a intervenção na íntegra.