Saltar para conteúdo

Intervenções

2022-06-22 às 15h47

Intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas na Conferência Encontros no Porto: «Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa»

«O desafio passa, por isso, por fazer melhor tudo aquilo que conseguimos controlar e procurar garantir a importação e exportação de matérias-primas da forma mais eficiente e segura possível. E, para isso, as infraestruturas portuárias são críticas.

O Porto de Lisboa é central no contexto nacional, porque é o Porto que mais granéis sólidos agroalimentares movimenta e porque tem uma longa tradição na receção e armazenamento de cereais. É, por isso, muito importante garantir que a atividade do Porto de Lisboa se desenrola da melhor forma possível no difícil contexto que se avizinha.

Estamos cientes que são necessários investimentos de modernização das infraestruturas portuárias, mas esses investimentos demoram tempo a ser concretizados. Os atores da comunidade portuária devem, por isso, encontrar a melhor forma de responder às necessidades e aos desafios mais prementes com os recursos que têm atualmente ao seu dispor. Estou certo de que os debates desta manhã terão ido ao encontro dessa necessidade coletiva de resposta - uma resposta que, tal como em muitos outros setores da atividade económica, tem de ser construída por todos para que os ganhos possam também ser de todos.

É verdade que temos de responder às necessidades atuais com os recursos que temos ao nosso dispor e com a energia de todos, mas também devemos aproveitar este momento para ganhar músculo nos mercados e para posicionar as nossas empresas e os Portos na nova ordem de relações comerciais que parece estar a desenhar-se.»

Leia a intervenção na íntegra.