Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-10-23 às 16h10

Intervenção do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, por ocasião da cerimónia do Dia da Polícia Marítima e da Direção-Geral da Autoridade Marítima

Tenho a insigne honra e o grande gosto em presidir, pela primeira vez como Secretário de Estado da Defesa Nacional, às comemorações do Dia da Polícia Marítima e da Direção-Geral da Autoridade Marítima. Ao celebrar hoje esta efeméride, começo por reafirmar solenemente o compromisso do Governo no sentido da contínua valorização, consolidação e modernização destes dois vetores fundamentais da nossa Defesa Nacional. São, de facto, duas instituições de primeiro plano, que zelam pela segurança e proteção dos nossos mares e da nossa costa. E, ao festejar este Dia especial, prestamos um mais do que justo e devido reconhecimento pela dedicação à missão de serviço público por parte de todas e todos aqueles que contribuem para a afirmação e salvaguarda da ação do Estado no Mar.

A escolha da cidade de Portimão, como anfitriã destas comemorações, simboliza o apoio e a importância que os municípios, os autarcas e a população do Algarve conferem às atividades da Autoridade Marítima Nacional e da Polícia Marítima, que celebram, respetivamente, 184 e 104 anos de existência. Agradeço, por isso, vivamente à Senhora Presidente da Câmara Municipal, Dra. Isilda Gomes, pelo generoso acolhimento concedido a esta cerimónia.

Saúdo também o Senhor Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, o Senhor Almirante Henrique Gouveia e Melo, a quem reitero publicamente o meu agradecimento pela visita que me proporcionou ao Alfeite no início desta semana, e na qual confirmei a assertiva visão do presente e do futuro da Marinha. E, ainda, o Senhor Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor-Geral da Autoridade Marítima, o Senhor Vice-Almirante João Dores Aresta, enaltecendo o seu exemplar sentido de missão e o seu empenho no processo de transformação da Direção-Geral da Autoridade Marítima e da Polícia Marítima. Com efeito, o Senhor Vice-Almirante João Dores Aresta tem assumido como prioridade o reforço e a capacitação dos Recursos Humanos, e envidado também todos os esforços na adaptação do quadro normativo e estatutário da Autoridade Marítima Nacional e da Polícia Marítima, sem prejuízo de uma aposta na modernização das infraestruturas e das instalações, no avanço tecnológico e no reforço do equipamento, confirmado há pouco com a entrega de 6 viaturas de vigilância costeira.

Leia a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.