Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-10-04 às 15h28

Intervenção do Primeiro-Ministro, António Costa, na 2.ª edição do Sustainable Blue Economy Investment Forum

Caros Participantes no Fórum do Investimento na Economia do Mar

É com grande satisfação que vos dou as boas-vindas a esta 2ª edição do Fórum. 

Quando no ano passado acolhemos em Lisboa a 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e realizámos a primeira edição deste fórum, comprometemo-nos a manter a dinamização da participação do setor privado no desenvolvimento da economia do mar.

A economia do mar, como sabemos, emprega hoje diretamente só na União Europeia cerca de 4,5 milhões de pessoas, gerando um volume de negócios de cerca de 667 mil milhões de euros e um valor acrescentado de 184 mil milhões de euros. 

Mas o seu potencial é muito superior, estimando-se que à escala global o peso da economia azul possa duplicar no horizonte de 2030 e que no seu conjunto, os investimentos sustentáveis na economia azul, produzem benefícios pelo menos cinco vezes superiores aos custos num horizonte de 30 anos. 

E por isso aqui estamos hoje novamente reunidos para debater o enorme potencial económico da Economia Azul e, fundamentalmente, para refletir sobre as melhores formas de o materializarmos, particularmente no que diz respeito aos seus mecanismos de financiamento, que precisam de ser aumentados e diversificados. 

Portugal é um local privilegiado para fazer esta reflexão. O mar sempre foi um recurso central para o nosso país, está-nos no ADN histórico. Portugal tem jurisdição sobre quase 50% do espaço marítimo europeu e quase 50% dos respetivos solos e subsolos marinhos. 

Mas o mar é também, e mais do que nunca, um recurso estratégico, vital mesmo, para o Mundo. Enquanto possuidores de uma das mais extensas áreas marítimas do mundo e a 2.ª maior área marítima da União Europeia, estamos cientes das responsabilidades e desafios a que a urgência em torno da necessidade de proteção do Oceano e da ação climática global obrigam. 

É por isso que a aposta no Mar, e na concretização do potencial da Economia Azul sustentável é uma das prioridades deste Governo. 

É por isso também que nos temos batido no contexto europeu: pelo reforço do papel da Economia do Mar na competitividade estratégica europeia, pelo apoio ao desenvolvimento das energias renováveis oceânica e, pela promoção da inovação tecnológica na área da Bioeconomia Azul. 

E é por isto que temos uma agenda ampla, detalhada e determinada no que diz respeito à Economia do Mar.  

Leia a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.