Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-01-05 às 10h21

Intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros na sessão de abertura do Seminário Diplomático 2023

«É com alegria que me encontro esta manhã convosco para dar início ao tradicional Seminário Diplomático. Os meus votos de um excelente ano para todos, nas vossas vidas pessoais e evidentemente também nas vossas tarefas profissionais que correspondem, coletivamente, àquilo que é a nossa missão conjunta: a condução e a execução da nossa política externa, nesta conjuntura particularmente difícil em que vivemos.

Permitam-me que comece com uma saudação sentida a todos os diplomatas e demais funcionários desta Casa, que é o Ministério de Negócios Estrangeiros. As circunstâncias de trabalho variam profundamente entre aqueles que se encontram em Lisboa e os que trabalham no exterior em postos próximos ou distantes, incluindo mesmo, infelizmente, aqueles que servem o nosso país em cenários de guerra, como é tragicamente o caso da nossa Embaixada em Kiev – e deixo aqui uma palavra de especial reconhecimento ao Embaixador Alves Machado e através dele a todos os que trabalham dedicadamente nessa nossa Embaixada.
  
As circunstâncias variam muito, mas há duas constantes que tenho vindo a testemunhar de forma muito vincada. A primeira é que o acesso a recursos humanos e materiais é sempre insuficiente face ao desejável; e a segunda é que apesar desta condicionante, a qualidade do empenho e dos resultados por parte de todos aqueles que se dedicam a este Ministério demonstram que esta Casa continua a oferecer um contributo de excelência para a presença de Portugal no mundo.»

Leia a intervenção na íntegra