«Começo por agradecer o convite para a participação nesta Conferência de reflexão sobre o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030. Além de partilhar convosco algumas reflexões pessoais sobre o tema da Conferência, será relevante para mim conhecer os contributos e respostas dos vários oradores convidados, atores e especialistas do setor hoje aqui presentes.
Desejo que este encontro seja produtivo e construtivo de forma a nos permitir reforçar o PERSU 2030 e espero, igualmente, que contribua para aproximar, diria mesmo alinhar, as várias entidades do setor em torno das exigentes metas ambientais que temos pela frente.
A primeira constatação que temos todos de fazer é que Portugal não cumpriu com os seus objetivos e metas ao nível dos resíduos, em especial num momento em que a expetativa e urgência em torno do cumprimento de metas ambientais aumentou e os nossos compromissos nacionais e internacionais no combate às alterações climáticas e à neutralidade carbónica nos exigem um esforço e uma urgência cada vez maior.»
Leia a intervenção na íntegra