Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-10-13 às 19h12

Intervenção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação no encerramento do debate de atualidade sobre «a privatização da TAP»

«Pela sua geografia, Portugal tem, todos sabemos, uma posição periférica no contexto europeu. Esta condição dificulta o desenvolvimento económico e social do país. Ao mesmo tempo, Portugal tem uma posição privilegiada no contexto atlântico que, fazendo parte da sua história, sempre procurou valorizar enquanto porta de entrada e de saída da Europa. 
 
Mas esta posição privilegiada, por muitas oportunidades que nos dê, não é suficiente. A centralidade geográfica só se traduz em centralidade estratégica se for construída por políticas que permitam ao país explorar todo o potencial que a sua geografia lhe confere – em particular, se o país for capaz de estabelecer e aprofundar as ligações com o exterior. 

Durante séculos, esta conectividade foi exclusivamente marítima. Hoje, é também aérea, essencial pela capacidade que tem de aproximar destinos, de transportar pessoas, de dinamizar a economia e contribuir para a riqueza do país.»

Leia a intervenção na íntegra

Tags: empresas