Saltar para conteúdo

Intervenções

2023-06-23 às 10h18

Intervenção do Ministro da Educação no debate de urgência sobre educação na Assembleia da República

Portugal é para os jovens, porque é o país europeu que mais reduziu o abandono escolar precoce e a percentagem de jovens que não estudam, não trabalham nem estão em formação.

Portugal é para os jovens que já cresceram frequentando a educação pré-escolar, maior preditor de sucesso nas aprendizagens.

Portugal é para os jovens que têm ao seu dispor mais vias de ensino, que deixaram de ser secundarizadas, com mais de 150 ofertas de cursos profissionais e com um investimento na criação de 365 centros tecnológicos especializados, para melhor capacitar os jovens para as áreas com maior potencial de desenvolvimento na economia.

Portugal é para os jovens que hoje chegam ao ensino superior na percentagem mais alta de sempre. Portugal é o país que não se conformou com as baixas taxas de qualificação da população ativa e estimulou todos a irem mais longe, permitindo antecipar que, nas próximas décadas, já não seremos aquele país em que 65% da população ativa não tinha concluído o ensino secundário.

Portugal é para os jovens de um país que não se alicerça em determinismos e tem vindo a reduzir progressivamente o hiato nos resultados escolares entre os mais pobres e os mais favorecidos.

Leia o discurso na íntegra
Tags: juventude, ensino