Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-04-17 às 16h57

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia de apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais para 2023

«O nosso sistema de Proteção Civil está a transformar-se e, principalmente desde o fatídico ano de 2017. Verificamos um aumento de recursos, uma maior capacitação em áreas como a antevisão dos riscos e no planeamento, bem como na cooperação de todos os atores do sistema. 

Está também a ser feito o maior investimento no domínio da prevenção e da sensibilização. Foi também por isso que durante este inverno realizamos um trabalho de auscultação e diálogo com as associações humanitárias de bombeiros voluntários e com as câmaras municipais de todo o país. Foram três dezenas de reuniões onde pudemos perceber com maior detalhe os principais constrangimentos com que se deparam e onde reafirmamos a importância de planear em rede o investimento em equipamento de proteção civil e de combate aos incêndios, bem como ter os instrumentos municipais de proteção civil e defesa da floresta aprovados e devidamente atualizados.»

Leia a intervenção na íntegra.