Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-11-08 às 17h12

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia de apresentação de resultados dos Planos de Cooperação para a segurança nas Zonas Balneares  

Matosinhos, 02 de outubro de 2023

 

Bom dia a todas e a todos,

 

Gostaria de começar por agradecer à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos a proposta de estabelecimento deste plano de colaboração para reforço de segurança nas zonas balneares de Matosinhos e desta orla costeira, o qual foi de imediato aceite, pelo Ministério da Administração Interna e pelo Ministério da Defesa Nacional, porque quando lhe falei desta possibilidade, a Senhora Ministra da Defesa Nacional mostrou disponibilidade para participar nesta iniciativa.

 

Portanto, começo em primeiro lugar, por cumprimentar e agradecer à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, aos senhores vereadores, às senhoras vereadoras, aos demais eleitos dos diferentes níveis de responsabilidade da administração local democrática.

Quero, por outro lado, agradecer e cumprimentar a Senhora Ministra da Defesa Nacional, que tem aqui também uma responsabilidade muito relevante, na medida em que este projeto de cooperação, é um projeto de cooperação a nível nacional, noutras praias e noutros locais do nosso país.

 

Este projeto inspira-se num outro que tem já muito tempo, nomeadamente o Algarve Seguro. E, é a partir da experiência do Algarve Seguro, que se desenvolve depois o modelo que apresentámos para a Área Metropolitana de Lisboa mais segura no período do Verão. Apresentámos também nos Clérigos o projeto para a Área Metropolitana do Porto mais segura, em cooperação entre a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana.

 

Lançámos ainda o plano de segurança para as praias que apresentavam indícios de suscitarem maior cuidado e maior atenção, nomeadamente as praias da linha de Cascais e também a praia de Matosinhos, que se prolonga depois por esta frente de mar até Vila do Conde, Póvoa de Varzim e outras localidades.


Leia a intervenção na íntegra no documento em anexo.