Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-09-21 às 17h08

Intervenção do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na inauguração da Academia do Alertinha, em Matosinhos

Cara Senhora Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos,

Senhores Vereadores da Câmara Municipal, senhores Deputados Municipais e Senhores Autarcas de freguesia deste concelho,

Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil e senhores Comandantes Sub-Regionais de Proteção Civil, 

Cumprimento também todas as forças que aqui se encontram em representação das estruturas da proteção civil, nomeadamente das associações humanitárias e dos corpos de bombeiros, bem como o senhor Comandante Municipal da Polícia Municipal que aqui faz a interface também com a Polícia de Segurança Pública. 

Caras e caros crianças e jovens, é um gosto muito grande poder participar numa cerimónia como aquela que esta. Trata-se efetivamente de uma boa prática que pode e deve ser replicada nos municípios de todo o país. 

Nos últimos 5 anos, a Proteção Civil nacional realizou em todo o país ações de capacitação que envolveram mais de dois milhões e meio de crianças, adolescentes, jovens, comunidades escolares, empresas e seus trabalhadores. E esse exercício de capacitação para os riscos naturais, mas também para os riscos humanos, é mesmo uma das principais prioridades políticas do governo e do plano de trabalhos da Autoridade Nacional de Proteção Civil. 

Esta iniciativa que hoje estamos a assinalar com a presença de todos e de todas, tem em vista sublinhar essa importância, a importância de capacitarmos cada cidadão que está a emergir na nossa vida coletiva para atitudes e comportamentos de maior salvaguarda da vida humana, da preservação e da proteção ao ambiente e também da qualidade de vida e do bem-estar das comunidades locais. Esta é uma responsabilidade de cada um de nós. Na forma como nos comportamos na nossa vida pessoal, no modo como nós nos comportamos na nossa vida cívica, no modo como nós nos relacionamos com os outros na vida em comunidade e na vida em sociedade.

Leia a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.