Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-01-26 às 15h15

Intervenção da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional no seminário de lançamento da 1.ª convocatória do Programa SUDOE

«O Programa SUDOE, integrado no conjunto de programas que constitui o Interreg, prossegue o mesmo desígnio, tendo sido preparado num espírito de partilha de conhecimento e pensamento colaborativo.

Criado em 2000, o SUDOE tem vindo a trabalhar para aproximar as regiões do sudoeste da Europa, ajudando a enfrentar desafios comuns, encorajando o trabalho estratégico para objetivos comuns, e criando novas oportunidades de cooperação além-fronteiras.

Apesar dos investimentos realizados, subsistem lacunas que foram, em parte, destacadas pela pandemia e para as quais o Programa SUDOE poderá aportar um contributo muito positivo.

O Programa SUDOE 2021-2027 tem por objetivo contribuir para o reequilíbrio territorial entre as zonas rurais e urbanas. A complementaridade urbano-rural entre os atores em benefício dos territórios do interior e de um desenvolvimento baseado nos recursos endógenos é absolutamente decisiva na implementação do próximo período de programação.»

Leia a intervenção na íntegra