Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-04-19 às 14h19

Intervenção da Ministra da Justiça na abertura do 38.º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais

Neste ciclo de formação e nos seguintes, irão ver reforçadas a vossas habilitações com uma dimensão mais funcional ou operativa: irão revelar-vos um saber mais orientado para as finalidades do processo; para a solução do conflito e a superação das ruturas. 

É importante que os que ingressam recebam treino sobre "como ser um magistrado", desde logo na perspetiva da ética e da deontologia, mas é, igualmente, importante que nesse treino, uma ênfase significativa deva ser colocada no comportamento judiciário, nas questões sociais e económicas mais presentes no coletivo nacional e numa metodologia formativa baseada no treino de competências, onde se incluem as competências para escutar a vida "lá fora", e de relacionamento interpessoal. 

A formação deve fazer apreender o saber jurídico, mas sempre sem esquecer que o direito também é um fenómeno social que não se basta com a aplicação técnico burocrática, exigindo, também conhecimento sobre a realidade.

Por isso se deseja que esta seja, também, uma aprendizagem que nunca desvie os olhos das pessoas que, com a justiça, procurarão quotidianamente servir.


Leia a intervenção na íntegra