Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-04-09 às 13h09

Intervenção da Ministra da Defesa Nacional no Dia do Combatente e da celebração do 104º Aniversário da Batalha de La Lys.

«É com enorme satisfação que participo hoje nas celebrações do dia do Combatente e do 104º Aniversário da Batalha de La Lys. Um país que reconhece e homenageia o contributo dos combatentes é um país que respeita e honra o sacrifício que lhes foi pedido, em nome da sua pátria.

Se todas as iniciativas de homenagem são um dever fundamental do Estado, elas têm também que ser interiorizadas como uma atitude consciente de cidadania, que deve ser promovida em igual medida. A data de hoje, em particular, dois anos após a última vez que a pudemos celebrar presencialmente, recorda-nos essa responsabilidade.

Os combatentes desempenham também um papel crucial no apoio a todos aqueles que lutaram e lutam pela Pátria. Saúdo, assim, a Liga dos Combatentes, na figura do seu Presidente, por assegurar, através dos seus núcleos em todo o território nacional, que a nossa memória não se traduz em esquecimento e que perdura para além deste dia.»

Leia a intervenção na íntegra