Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-01-12 às 18h04

Intervenção da Ministra da Defesa Nacional no Dia da Academia Militar

O ensino e a formação – a base de qualquer escola – merecem estar no centro das nossas atenções. É nesta Academia que os cadetes e alunos de hoje aprenderão a conhecer a história que os antecede. Mas é sobretudo aqui que serão formados para construir o futuro. Perante estes mesmos cadetes e alunos cumpre-me, portanto, reforçar o quanto as suas ações, dentro e fora desta instituição, devem constituir exemplos dos seus mais elevados valores: os valores da disciplina, da lealdade e do respeito.

Não pode nem deve haver margem para dúvidas. Quaisquer manifestações de práticas contrárias àqueles valores, surjam onde surgirem, são inaceitáveis. Quaisquer abusos põem em causa a coesão, danificam os alicerces das Forças Armadas e atentam contra o trabalho quotidiano de todos quantos nelas servem.

Quem promove, quem esconde ou quem se abstém de reportar tais atos, contribui para que os mesmos perdurem. É nestas ocasiões que devemos ser capazes de mostrar coragem moral para reconhecer problemas, exigir rigor para identificar os factos e discernimento para encontrar as respostas adequadas.


Leia a intervenção na íntegra