Saltar para conteúdo

Intervenções

2022-10-24 às 14h10

Intervenção da Ministra da Defesa Nacional na cerimónia de assinatura dos protocolos para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz com o Distrito de Santarém

«Assinalamos hoje, nesta cerimónia, a assinatura de protocolos para a implementação do Referencial da Educação para a Segurança, Defesa e Paz com todos os municípios do Distrito de Santarém. Esta parceria, entre o Governo, as autarquias e as comunidades educativas, soma já 137 protocolos, de norte a sul do país, com vista ao aprofundamento de uma cultura de segurança e defesa.

Na Defesa Nacional, reconhecemos a importância de envolver os cidadãos no desenvolvimento de políticas públicas, sobretudo nesta que é uma área de soberania e um dos nossos pilares enquanto comunidade. Promover uma cultura de segurança e defesa junto dos jovens é um dever de cidadania e uma necessidade democrática.

A relação entre as questões de defesa e a educação para a cidadania é, pois, prioritária e atribuo a maior importância a este momento simbólico de convergência e assunção de responsabilidades, entre os municípios e as áreas governativas aqui presentes.»

Leia a intervenção na íntegra