Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-11-21 às 10h10

Intervenção da Ministra da Defesa Nacional na abertura do 1.º Seminário Defesa e Sociedade: Qualificações na Defesa e Sociedade

«É com enorme gosto que abro esta manhã o 1º Seminário Defesa e Sociedade, uma iniciativa da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional sobre o tema das qualificações, uma área prioritária para o Governo. Trata-se de uma oportunidade valiosa para alargar o diálogo com a sociedade e, em conjunto, refletir sobre como poderemos potenciar a capacidade qualificante dos Sistemas de Formação profissional da Defesa.

Portugal dispõe, atualmente, de um conjunto de importantes instrumentos para acompanhar e intervir nas políticas de recrutamento, retenção e reinserção relativas aos efetivos das Forças Armadas. Destaco, em particular, o Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, adotado em 2019, e que se encontra em fase de revisão por uma comissão dedicada para esse efeito, liderada pela Prof. Dra. Ana Santos Pinto. Um dos desafios que suscitou a necessidade dessa revisão prende-se precisamente com a questão de como melhor assegurar um reforço das qualificações e uma melhoria da aquisição de competências no serviço militar.»

Leia a intervenção na íntegra