Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-06-20 às 17h38

Discurso do Primeiro-Ministro no 10.º aniversário do Conselho das Finanças Públicas

As disrupções das cadeias de abastecimento, a escalada de preços e a subida das taxas de juro, num contexto de elevada incerteza, exigem que, mais uma vez, estejamos à altura das legítimas ambições dos nossos cidadãos: prosseguindo com determinação a estratégia de desenvolvimento sustentável que definimos; e construindo e robustecendo as respostas europeias para os desafios comuns.

Permitam-me que comece por reafirmar clara e sinteticamente as três metas económicas e financeiras que nos fixámos no Programa de Governo para o horizonte da legislatura:

1. Prosseguir a década de convergência iniciada em 2016, registando um nível médio anual de crescimento 1 ponto percentual superior ao da média da zona euro;

2. Reduzir a dívida pública para 100% do PIB; e

3. Aumentar o peso das remunerações no PIB para atingir o valor médio da União Europeia, ou seja convergir de 45 para 48% do PIB, 3 pontos percentuais, objetivo totalmente compatível com o ritmo de crescimento das remunerações por trabalhador que registámos nos anos pré-pandemia [2018 e 2019].

Leia a intervenção na íntegra