Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-04-07 às 15h44

Discurso do Primeiro-Ministro na apresentação do Programa do Governo à Assembleia da República

Portugal tem a ambição de crescer e só a pandemia interrompeu a trajetória de convergência que retomámos em 2016, prosseguimos até 2019 e já retomamos este ano. Na média desses anos, Portugal cresceu 7 vezes mais que nos 14 anos anteriores.

O Governo quer mais e os portugueses exigem mais. Alimentamo-nos dessa exigência e criámos as condições para concretizar essa ambição. 

O país tem um défice secular de qualificações? Pois reduzimos em metade o abandono escolar precoce e aumentámos para máximos históricos o número de alunos a frequentar o ensino superior. 

O país é historicamente pouco inovador? Pois atingimos 1,62 do PIB em investimento em I&D e ainda esta semana o Instituto Europeu de Patentes registou que Portugal em 2021 teve uma taxa de crescimento de registo de patentes cinco vezes superior à média da União Europeia.

O país carece de capital? Pois em 2021 fixámos um novo recorde na atração de investimento empresarial e dispomos, por fim, de um verdadeiro banco de fomento.

O país precisa de vencer vulnerabilidades, melhorar infraestruturas, realizar reformas? Pois dispomos de uma oportunidade histórica para as vencer, construir e realizar com a concentração de fundos que o país disporá até 2030.

Ou seja, temos mesmo as condições para fazer o que é necessário fazer.

Leia o discurso na íntegra